Gabriel Jansen no X-Alps: Superação, Treinamento Intenso e o Orgulho de Voar pelo Brasil!
Entrevistamos o Gabriel sobre sua preparação para o X-Alps
Um dos sítios de voos mais tradicionais para cross country está pronto para receber pilotos de todos os níveis
Se no auge do verão pilotos de cross country desbravam a região Sul, agora as atenções se voltam a algumas das rampas mais clássicas de XC do Brasil. É o caso de Jaraguá, em Goiás!
A melhor época para percorrer grandes distâncias decolando da cidade goiana está chegando. Se de maio a junho a condição é um pouco mais fraca e intensa após agosto, é em julho que pilotos de todos os níveis podem curtir o melhor da região.
A temporada começa assim que finalizam as chuvas, entre abril e maio. Nesta época já é possível fazer voos acima dos 100 km, mas a condição ainda fraca exige técnica do piloto.
A partir de julho a condição ganha intensidade gradualmente, passando a permitir voos acima dos 200 km. De agosto em diante, ela fica forte a ponto de não ser indicada para pilotos pouco experientes. A temporada encerra em meados de outubro, antes do retorno das chuvas.
Assim, julho costuma ser o melhor mês para cross, garantindo ótimas experiências para todos e quaisquer tipos vela e níveis de pilotos.
A melhor rota para grandes vôos em Jaraguá é com vento Nordeste. Além de ser o quadrante predominante, é a rota do recorde da rampa (300km), tem amplo espaço aéreo e possui uma infinidade de rotas terrestres que facilita o resgate.
Com vento Norte o vôo pode invadir o espaço aéreo de Goiânia e com vento Leste, acima do km 250, o piloto encontrará a dificuldade ao adentrar o estado do Mato Grosso, por causa da vegetação e falta de estradas para resgate.
Conversamos com o piloto local Jácomo Guide da Veiga Neto para pegar as melhores dicas de decolagem na região. É hora de programar o seu voo!
A primeira dica está ligada justamente à decolagem, que requer atenção. Em virtude de uma fenda no paredão da montanha à leste da rampa, pode entrar um falso frontal, alinhando uma biruta, inclusive com vento SE (paralelo à montanha), criando uma situação perigosa.
Neste caso, o piloto deve analisar as três birutas juntas e tomar a decisão correta antes da decolagem. Antes de qualquer vôo, verificar a previsão do tempo, a direção do vento em sites de meteorologia e fazer o planejamento da sua rota.
Também é importante ficar atento às limitações do espaço aéreo. Isso porque ventos na direção N e NNO podem forçar o vôo ao espaço aéreo do Aeroporto de Goiânia e da Base Aérea de Anápolis, proibidos ao vôo livre. Da mesma forma, com vento N e NNE, voe de través ao ponto de não invadir o espaço aéreo proibido.
Dica de ouro! Tente se manter alto durante o dia todo, pois as condições clássicas da época lhe ajudaram a facilmente voar mais de 100 km - ou até mais, possivelmente quebrando seu recorde pessoal.
As características específicas da região convidam à organização de um grande evento. E ele existe, é o tradicional XCerrado.
A edição 2023 acontecerá em julho, com a expectativa de receber pilotos de todo o país e do exterior. Neste ano ela voltará ao seu formato tradicional, realizado ao longo de uma semana. Detalhes e inscrições serão revelados em breve.
Vale lembrar que a rampa tem o dobro de tamanho de quando ela foi construída, podendo receber de 150 a 200 pilotos por dia. Também há uma grande parceria com a Prefeitura de Jaraguá, que se comprometeu com o suporte na realização do campeonato.
“A expectativa para este ano de 2023 é das melhores, trabalharemos com muita dedicação para que o evento continue o Paraíso do Cross Country no Brasil”, disse Guide.