Sistema de Níveis

É um sistema de homologação das experiências e conhecimentos dos pilotos para quem é faminto por novas conquistas, deseja acompanhar sua performance no voo livre ou é impulsionado pelo aprendizado.

O objetivo do sistema de níveis é promover a qualificação e segurança do esporte, e proporcionar ao piloto um desenvolvimento escalonado e seguro. Com esse nivelamento, o piloto percorre os marcos necessários para melhorar sua performance no voo livre com segurança, além de ser uma ótima maneira de acompanhar seu desenvolvimento no esporte e contabilizar suas conquistas. Para iniciar na prática de voo livre e iniciar no sistema de níveis, é preciso ter 18 anos no mínimo. Confira uma síntese dos requisitos e prerrogativas dos cinco níveis de habilitação para pilotos de Parapente. Acesse aqui a Norma Regulamentar para os requisitos completos de nivelamento das categorias Asa Delta e Parapente.

Aluno em Instrução

O que você precisa:

  • realizar vínculo em curso ministrado por instrutores homologados pela CBVL.
  • estar registrado no sistema da CBVL como nível “Aluno em Instrução”. 
  • dar seu aceite no TERMO DE RESPONSABILIDADE e no PROGRAMA DE CURSO BÁSICO.
  • ter registro no Cadastro Internacional de Voo Livre (CIVL) da FAI. 
  • ter uma conta ativa no XCBRASIL com vínculo desta conta no seu cadastro CBVL.
  • Para início dos treinamentos de voo como piloto em comando, apresentar Certidão de Aerodesportista emitida pela ANAC e/ou demais documentações que a legislação brasileira venha a exigir.

E o que você pode: 

Executar treinamentos e voos exclusivamente sob orientação e presença física de seu Instrutor CBVL e/ou Monitor CBVL, nos casos previstos nesta Norma Regulamentar, em local e horário condizentes ao treinamento e/ou voo a serem realizados, além de utilizar somente equipamentos homologados para iniciantes.

Nível 1

O que você precisa: 

  • Comprovar estar em dia com todas suas obrigações associativas com seu Clube/Associação, Federação e CBVL. 
  • Receber e aceitar, via on-line mediante login e senha, a Declaração de Conclusão do Curso Básico fornecida por instrutor homologado pela CBVL, declarando que realizou o treinamento previsto no Programa de Curso Básico publicado pela CBVL e que está apto à prática esportiva.  
  • Ser aprovado em Prova Teórica Nível 1 da CBVL com aproveitamento mínimo de 80% (oitenta por cento).
  • Ter realizado pelo menos 20 decolagens e pousos e 10 horas de voo, todos assistidos pessoalmente pelo mesmo Instrutor CBVL a quem estava vinculado enquanto ALUNO EM INSTRUÇÃO. A comprovação dos voos se dá via GPS, baixados no site oficial da CBVL (XCBrasil) para o registro das horas de voo, dos locais de decolagens, do número de voos e das quilometragens alcançadas.
  • Apresentar Certidão de Aerodesportista emitida pela ANAC e/ou demais documentações que a legislação brasileira venha a exigir.

E o que você pode: 

  • Executar voossolo atendendo as restrições gerais e limitações impostas ao Piloto Nível 1 previstas nas normas emitidas pela CBVL, Federações e Clubes/Associações, utilizando somente equipamentos homologados para iniciantes.
  • Voar rebocado desde que sob a devida orientação de um instrutor homologado pela CBVL.
  • Participar de competições locais, estaduais e regionais em que os regulamentos permitam pilotos de Nível 1.

Nível 2

O que você precisa:

  • Comprovar estar em dia com todas suas obrigações associativas com seu Clube/Associação, Federação e CBVL. 
  • Ter no mínimo 50 (cinquenta) horas de voo comprovadas no site da CBVL (XCBrasil) e ter voado no mínimo em 3 (três) diferentes sítios de voo. 
  • Ser liberado para a mudança de nível por um instrutor homologado pela CBVL, em procedimento online com aceite eletrônico do instrutor, mediante login e senha. 
  • Não ter sofrido nenhuma sanção administrativa dos órgãos disciplinares da CBVL por infração grave no período de 1 (um) ano que antecede o pedido de nivelamento e a efetivação da homologação.
  • Apresentar Certidão de Aerodesportista emitida pela ANAC e/ou demais documentações que a legislação brasileira venha a exigir.

E o que você pode:

  • Executar voos solo atendendo as restrições gerais e limitações impostas ao Nível 2 previstas nas normas emitidas pela CBVL, Federações e Clubes/Associações, utilizando somente equipamentos homologados para pilotos iniciantes e intermediários.
  • Participar de competições locais, estaduais e regionais em que os regulamentos permitam pilotos de Nível 2.
  • Voar rebocado com Instrutor homologado pela CBVL. 

Nível 3

O que você precisa: 

  • Comprovar estar em dia com todas suas obrigações associativas com seu Clube/Associação, Federação e CBVL
  • Ter realizado no mínimo 150 (cento e cinquenta) horas de voo comprovadas no site da CBVL (XCBrasil) e ter realizado 200km em voos acima de trinta (30) quilômetros (distância OLC). 
  • Ter voado no mínimo em 05 (cinco) diferentes sítios de voo. 
  • Ser liberado para a mudança de nível por um instrutor credenciado pela CBVL, em procedimento online com aceite eletrônico do instrutor, mediante login e senha. 
  • Não ter sofrido nenhuma sanção administrativa dos órgãos disciplinares da CBVL por infração grave no período de 2 (dois) anos que antecedem o pedido de nivelamento e a efetivação da homologação.
  • Apresentar Certidão de Aerodesportista emitida pela ANAC e/ou demais documentações que a legislação brasileira venha a exigir.

E o que você pode: 

  • Executar voos solo atendendo as restrições gerais e limitações impostas ao Nível 3 previstas nas normas emitidas pela CBVL, Federações e Clubes/Associações, utilizando somente equipamentos homologados para pilotos iniciantes, intermediários e avançados.
  • Participar de competições em que os regulamentos permitam pilotos de Nível 3. 
  • Voar rebocado com Instrutor homologado pela CBVL.
  • Representar oficialmente a Equipe Brasileira em competições oficiais da FAI exclusivamente em classes intermediárias ou menores, se houverem. 

Nível 4

O que você precisa:

  • Comprovar estar em dia com todas suas obrigações associativas com seu Clube/Associação, Federação e CBVL. 
  • Não ter sofrido nenhuma sanção administrativa dos órgãos disciplinares da CBVL por infração grave no período de 2 (dois) anos que antecedem o pedido de nivelamento e a efetivação da homologação;
  • Ser aprovado em Prova Teórica Nível 4 da CBVL com aproveitamento mínimo de 80% (oitenta por cento). 
  • Obter a Carta de Anuência do Clube/Associação a que pertence, disponibilizada no site CBVL em “Documentos”.
  • Apresentar Certidão de Aerodesportista emitida pela ANAC e/ou demais documentações que a legislação brasileira venha a exigir.
    • Requisitos adicionais para PARAPENTE:
      • Ser aprovado em check prático realizado em Curso de Pilotagem de Segurança (antigamente referenciado como SIV) credenciado pela CBVL, nível Piloto, no prazo de no máximo 2 anos de antecedência ao pedido de nivelamento.
      • Ter realizado 300 (trezentas) horas de voo comprovadas no site da CBVL (XCBrasil).
      • Ter realizado 4000 km (distância OLC), com pelo menos 10 voos acima de 50 km (OLC) comprovados no site da CBVL (XCBrasil).
      • Ter realizado 1000 km (distância OLC) em eventos CBVL (com voos no mínimo de 40 km OLC para serem válidos). São considerados eventos CBVL: campeonatos integrantes do calendário oficial CBVL e cursos de cross country com instrutor XC homologado pela CBVL.
    • Requisitos adicionais para ASA DELTA:
      • Ter realizado 300 (trezentas) horas de voo OU ter realizado 4000 km (distância OLC), com pelo menos 10 voos acima de 50 km (OLC), tudo comprovado no site da CBVL (XCBrasil).
      • Ter realizado 500 km em eventos CBVL (com voos no mínimo de 40 km OLC para serem válidos). São considerados eventos CBVL: campeonatos integrantes do calendário oficial CBVL e cursos de cross country com instrutor XC homologado pela CBVL.

E o que você pode: 

  • Executar voos solo ou duplo atendendo as restrições gerais e limitações impostas ao Nível 4 previstas nas normas emitidas pela CBVL, Federações e Clubes/Associações, utilizando equipamentos homologados para pilotos iniciantes, intermediários, avançados, duplo ou protótiposl.
  • Participar de competições em que os regulamentos permitam pilotos de Nível 4.
  • Representar oficialmente o Brasil e a CBVL em competições FAI Classe II ou Classe I em quaisquer das categorias;
  • Voar rebocado com instrutor homologado CBVL.
  • Buscar sua formação como Instrutor, iniciando como Monitor, e as habilitações de Voo Duplo Recreativo e/ou Voo Duplo de Instrução.

Nível 5

O que você precisa: 

  • Comprovar estar em dia com todas suas obrigações associativas com seu Clube/Associação, Federação e CBVL. 
  • Ser piloto Nível 4 a pelo menos 5 anos.
  • Não ter sofrido nenhuma sanção administrativa dos órgãos disciplinares da CBVL nem ter processo administrativo em tramitação como acusado/investigado/réu.
  • Apresentar carta de indicação de pelo menos 3 pilotos Nível 5 devidamente homologados pela CBVL.
  • Ter cumprido, no mínimo, outros 3 requisitos incluídos na Norma Regulamentar (acesse aqui)

E o que você pode: 

  • Executar voossolo ou duplo atendendo as restrições gerais e limitações impostas ao Nível 5 previstas nas normas emitidas pela CBVL, Federações e Clubes/Associações, utilizando equipamentos homologados para pilotos iniciantes, intermediários, avançados, duplo ou protótipos.
  • Voar rebocado com instrutor homologado CBVL.
  • Participar de competições em que os regulamentos permitam pilotos de Nível 5;
  • Representar oficialmente o Brasil e a CBVL em todas as competições FAI Classe II ou Classe I em quaisquer das categorias.
  • Emitir carta de indicação para solicitação de mudança para Nível 5.

A CBVL foi aprovada pelo CIVL (Comitê Internacional de Voo Livre) e aderiu ao sistema internacional IPPI Card da FAI. Esse sistema também identifica o grau de habilidade do piloto, dando aos responsáveis pelo gerenciamento dos sítios de voo no Brasil e no exterior, uma maneira fácil de verificar o nível de experiência e habilidade do piloto antes de liberar ou não sua decolagem ou a prática profissional do Voo Livre, onde é exigida.

Por isso, todos os pilotos de Parapente e/ou Asa Delta filiados à CBVL, e em dia com o sistema confederativo, podem aproveitar as vantagens de ter a carteira de Identificação Internacional da Proficiência do Piloto - sem custo adicional. Confira a comparação do sistema de nivelamento da CBVL com a referência padrão do sistema IPPI: 

  • CBVL nível aluno: IPPI nível 1
  • CBVL nível 1: IPPI nível 2
  • CBVL nível 2: IPPI nível 3
  • CBVL nível 3: IPPI nível 4
  • CBVL nível 4: IPPI nível 5
  • CBVL nível 5: IPPI nível 5

Quer saber mais detalhes? Clique aqui para acessar a Norma Regulamentar completa do Sistema de Níveis com todas as informações.

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