Gabriel Jansen no X-Alps: Superação, Treinamento Intenso e o Orgulho de Voar pelo Brasil!
Entrevistamos o Gabriel sobre sua preparação para o X-Alps
Pilotos curtiram condição insana em Andradas (MG), com 7 provas válidas
O Campeonato Brasileiro de Asa Delta iniciou a temporada 2024 em grande estilo. Além de acontecer num dos mais tradicionais sítios do voo do país, foi agraciado com 7 dias de provas válidas. Ou seja, um verdadeiro desfile da asa brasileira, uma das mais respeitadas do mundo.
Como já é tradição, a etapa de abertura rolou no Pico do Gavião. Porém, em nova data, alguns dias mais tarde que o visto nos anos anteriores.
“Mudamos o dia e acertamos na veia! Tivemos boas provas todos os dias. Inclusive, quem voou nos estaduais Paulista e Carioca (que começaram alguns dias antes do Brasileiro) conseguiu voar oito dias! Cara, isso foi incrível e histórico”, celebrou Bruno Sandoli, membro da organização da etapa.
Além da data assertiva, outra novidade colaborou para esta verdadeira maratona de voos: as novas rampas do Pico. O clube local criou dois novos espaços de decolagem, favorecendo os ventos noroeste, sudoeste e oeste (NW, SW e W). Sem elas, é provável que alguns dias de provas fossem cancelados.
Sete títulos Brasileiros e contando! O experiente Álvaro Sandoli faturou a etapa, largado na frente na temporada 2024. Vale lembrar que o veterano Nenê Rotor é o atual campeão - e que, também em 2023, garantiu o terceiro lugar no Mundial FAI.
De quebra, Nenê teve a oportunidade de dividir o pódio da categoria Elite com o filho Guilherme, segundo colocado. Aliás, um pódio de lendas. Na sequência, chegaram o multirecordista e campeão de 2018 Glauco Pinto; Marcelo Ferro (campeão em 2009); e David Brito Filho (campeão em 2021 e 2022).
Já na classe Sport, vitória de Gabriel da Silva, seguido de perto por Marcio Fernandes. Entre os novatos da Rogallo, primeiro lugar para Felipe Munhoz.
Resultados:
Elite
1. ALVARO FIGUEIREDO SANDOLI
2. GUILHERME CROCE SANDOLI
3. GLAUCO PINTO
4. MARCELO MORGANTI FERRO
5. DAVID BRITO FILHO
Sport
1. GABRIEL PEREIRA DA SILVA
2. MARCIO FREIRE FERNANDES
3. RICARDO RANGEL NOGUEIRA CARDOSO
4. ANA CAROLINA FRANCO DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
5. CARLOS EDUARDO BORGES DA FONSECA
Rogalo
1. FILIPE MUNHOZ
2. LEANDRO VELASCO
Veja os resultados completos aqui.