Gabriel Jansen no X-Alps: Superação, Treinamento Intenso e o Orgulho de Voar pelo Brasil!
Entrevistamos o Gabriel sobre sua preparação para o X-Alps
Piloto faturou a primeira etapa, que rolou em Castelo (ES)
O Campeonato Brasileiro de Parapente é reconhecido como um dos nacionais mais acirrados do mundo! E, neste clima, realizou a primeira etapa de 2024 em Castelo (ES).
A competição rolou de 13 a 20 de abril, tendo as lindas serras capixabas como pano de fundo. Outro destaque foi a lista de confirmados, com pilotos representando nada menos de 17 países na programação válida como pré-PWC.
Infelizmente, houve um porém: a condição climática. Totalmente atípica para a região nesta época do ano, a meteorologia permitiu a realização de apenas duas provas válidas, o que não reduziu a grandiosidade do evento.
Rafael Barros venceu a disputa na categoria principal. O atleta chegou à Rampa de Ubá embalado pelo top10 conquistado na Super Final do PWC 2023, realizada em Baixo Guandu (ES), um mês antes.
“Estou feliz pelo resultado e, principalmente, pela forma que voei. Assim como na Super Final, preferi arriscar menos, ser mais conservador e esperar a hora certa para atacar. Não queria correr riscos, porque meu foco é o Mundial. Deu certo!”, comentou o campeão da etapa.
Quem também cumpriu sua meta foi Marcella Uchoa. Aliás, não só atendeu às próprias expectativas, como as superou.
“Minha intenção era ficar no top5 da geral e, como consegui me sair muito bem nas duas provas, acabei conquistando o terceiro lugar. Infelizmente tivemos apenas duas provas, mas estou satisfeita com meu resultado”, disse a tetracampeã Brasileira, que também faturou a etapa na categoria Woman.
Já na Aspirante, melhor para Claudinho Matos. Inclusive, o carioca não poupou elogios à Castelo.
“Ah, Castelo é mágico! Pra mim, um dos melhores lugares de voo do Brasil, com montanhas e flats, além de uma beleza surreal. Se por um lado gostaríamos de ter tido mais provas, por outro essa configuração deixou o campeonato mais acirrado, sem margem para erros ou descartes. Então, depois de vencer a primeira prova, optei por ser cauteloso, garantir pontos e fiquei com a vitória. Agora a expectativa é Araxá, onde creio que teremos uma condição oposta, muito forte”, afirmou.
RESULTADO
Pro
1 - RAFAEL BARROS
2 - RAFAEL SALADINI
3 - MARCELLA UCHOA
4 - CRISTOBAL OREZZOLI
5 - THOMAS MILKO
Aspirante
1 - CLAUDINHO MATOS
2 - RODOLFO LADEIRA
3 - HELTON KRAUS
4 - DASANYHEV CARDOSO
5 - TULIO COUTINHO
Woman
1 - MARCELLA UCHOA
2 - ELISA PEREIRA EISENLOHR
3 - MARINA OLEXINA
4 - SHAUIN KAO
5 - PRISCILA MALDONADO
Teams
1 - Ozone
2 - Niviuk Brasil
3 - Capixaba Team
4 - Paranauê
5 - Cajus Cariocas
Veja o resultado completo aqui;
Assim como rolou na temporada passada, o Campeonato Brasileiro de Parapente 2024 será decidido em Araxá (MG)! A terra das pedras preciosas recebe a etapa final de 31 de agosto a 7 de setembro.
A região costuma entregar provas técnicas, de condição forte, e que podem oferecer voos acima dos 100 km. Por lá, o ideal é decolar com vento NE e N. E, falando em tirar os pés do chão, acertar na decolagem é essencial para se sair bem na rampa com ‘apenas’ 240 metros de desnível. Veja dicas para se dar bem voando em Araxá.