Por trás das competições: Hike irá virar modalidade oficial na CBVL
Fala piloto! Fernando Brandalize (Zóio) aqui para falar sobre o importante momento vivido pelo Hike & Fly. Ele está em expansão e pode até receber uma modalidade exclusiva dentro da CBVL! Se liga.
Hike and Fly
A modalidade Hike & Fly vem crescendo muito nos últimos anos em todo o mundo, inclusive com uma cena efervescente no Brasil.
Por aqui, moveu vários pilotos que antigamente só voavam competições de Race to Goal e hoje competem nas duas modalidades - alguns, inclusive, decidiram focar exclusivamente no Hike. Assim, atualmente temos várias competições rolando no país, algumas até de nível internacional.
Diante deste movimento, entendemos que é interessante fortalecer ainda mais a prática, incentivando mais atletas a competir na categoria. Por isso, a CBVL está estudando a criação da modalidade dentro da Confederação.
Ela possibilitará competições validadas pela CBVL e criaria um Ranking nacional, algo de extrema importância para a profissionalização do esporte. É um meio para que atletas consigam apoios em Leis de incentivo ou na captação de recursos externos, bem como para a divulgação de cidades e sítios de voo, por exemplo.
Hike na CIVL
Agora em fevereiro haverá uma reunião do CIVL, o Comitê Internacional de Voo Livre, que abordará vários assuntos. Entre eles, o Hike.
Nós estaremos representados por nosso delegado brasileiro, Thomas Milko. Ele acompanhará as discussões, inclusive sobre o projeto de regulamento para competições de Hike & Fly a ser apresentado pela FAI. O documento foi elaborado por vários pilotos de elite da modalidade e busca acelerar o processo para que em breve o Hike seja uma modalidade FAI.
Estamos aguardando a FAI validar este regulamento para usá-lo como base para a criação do regulamento nacional! Assim, a prática do Hike & Fly e suas competições com chancela da CBVL terá como base o regulamento internacional, no mesmo formato que já acontece nas outras modalidades.
E você, já fez hike?