Gabriel Jansen no X-Alps: Superação, Treinamento Intenso e o Orgulho de Voar pelo Brasil!
Entrevistamos o Gabriel sobre sua preparação para o X-Alps
Minha experiência na Lituânia
Olá amigos, passando para compartilhar um pouco da competição de voo rebocado que acompanhei na Lituânia este ano.
A Lituânia é um país pequeno situado ao norte da Europa, fazendo fronteira com Polônia, Bielorrússia e Letônia. O território é totalmente plano, sem montanhas, o que torna as atividades de voo livre dependentes do reboque ou de um lift em pequenas áreas na praia, embora essas sejam muito baixas. A Lituânia é perfeita para voos rebocados, com estradas longas sem obstáculos e muitas opções para todas as direções, criando um ambiente ideal para esse formato de competição.
Nesta temporada, acompanhei uma etapa da Vilnius Cup 2024. A proporção de voadores dessas regiões é menor, pois os países são pequenos, mas competidores dos países vizinhos participam dos eventos, ajudando a desenvolver o esporte na região.
Nesta etapa, participaram 35 competidores de 4 países. Quatro guinchos realizaram as decolagens dos 35 atletas em aproximadamente 1 hora, utilizando uma pista de 3 km.
Para saber mais sobre o evento, confira os links:
As provas seguem formatos padrões utilizados globalmente, como a Fórmula GAP e FSComp para cálculo. Na maioria das vezes, utiliza-se o Elapsed Time nesse evento. O Juiz Geral, junto com a comissão de prova, avalia o dia e define a melhor opção.
No Brasil, temos uma ampla gama de rampas para serem utilizadas em competições, assim como já é usado e desenvolvido nas competições até hoje. Mas é sempre importante estarmos acompanhando os demais formatos de campeonatos existentes pelo mundo, para trazer mais conhecimento para nossos atletas e filiados e também poder entender maneiras de levar o voo livre para mais regiões do Brasil.
Até a próxima!