Um novo capítulo para o voo livre no Brasil: nasce o Ranking Nacional de Pouso de Precisão em Parapente

O piloto de parapente paulistano, André Fernandes, bateu o recorde estadual de São Paulo com um voo de 265 quilômetros de distância, no dia 07/03. Ele decolou às 11h30 da manhã da rampa leste de São Pedro e pousou exatos 5h24 min depois na cidade de Quintana.
Nascido na capital paulista, André Fernandes conheceu o voo livre ainda na infância, quando morou próximo à rampa sul de São Pedro e passava horas admirando os pilotos sobrevoando a região. Em 2017, ele realizou seu primeiro curso de voo livre e se apaixonou pelo esporte. Desde então, tem se dedicado à prática e ao aprimoramento.
André também é entusiasta do Cross Country e já realizou mais de 40 voos acima de 100 quilômetros. Seu maior voo foi de 420 km no Sertão. Ele também registrou um voo de 221 km em Jaraguá, mas interrompeu as longas distâncias quando começou a competir em campeonatos. Em São Paulo, seu recorde era de 185 km, o que o motivou a estabelecer a meta de realizar um voo de pelo menos 200 km.
Assim, ao perceber que as condições climáticas estavam favoráveis, pegou seus equipamentos e partiu para a rampa que conhece bem. “Estando a par da previsão, fiquei otimista, pois sabia que se tratava de um ‘dia especial’. Sem pensar duas vezes, acordei às 5 horas da manhã de sexta-feira e saí de São Paulo, onde moro, a caminho de São Pedro em busca do meu objetivo”, contou.
“Decolei por volta das 11h30 da manhã e demorei um pouco para alcançar uma altura confortável para iniciar o voo. Daí em diante, procurei me manter positivo, com foco e fé, acreditando que atingiria meu objetivo.”
Ele relatou que, às 16h30, já havia cumprido sua meta de voar 200 km, mas manteve o foco e continuou até o pôr do sol. “Agradeci muito a Deus pelo privilégio de atingir essa marca e fiquei muito feliz que tenha sido em São Pedro, essa cidade maravilhosa pela qual tenho um carinho especial”, acrescentou.