Palavra do presidente: veja porque 2024 promete muito!
O ano iniciou com grandes projetos sendo colocados em prática. Saiba como eles irão movimentar o voo livre brasileiro
O ano começou com tudo e deve ficar ainda mais interessante! Iniciamos 2024 fazendo os ajustes finais no Estatuto Social da CBVL, com as últimas alterações solicitadas pelo Ministério dos Esportes, o que, agora, deve viabilizar de uma vez por todas a possibilidade de captação de recursos federais através de leis de incentivo ao esporte. Isso abre as portas para eventos melhor estruturados, seleções brasileiras com profissionais dedicados ao seu desenvolvimento, além de outras iniciativas que beneficiarão o voo livre competitivo.
Uma importante inovação trazida com essa adequação do Estatuto foi a criação do Colegiado de Atletas. Este órgão, cuja necessidade de existência está prevista em lei, é a garantia de que os atletas (competidores) tenham voz na elaboração e aprovação dos regulamentos das competições nacionais. Além disso, ele dá voz e voto (com peso diferenciado, inclusive) aos atletas nas Assembleias Gerais da CBVL, inclusive naquelas de prestações de contas e nas de eleições da Diretoria Executiva.
Todo o cenário competitivo será influenciado pelo Colegiado de Atletas. Será o órgão de debate e consulta recíproca também das Diretorias de Competição. Esperamos conseguir evoluir muito desde as questões mais básicas de estrutura de campeonatos, passando pelas técnicas específicas das provas e apuração, até um assunto muito importante e ainda pouco trabalhado: as Seleções Brasileiras. Precisamos evoluir neste ponto específico, definir a forma de convocação, a atuação de profissionais qualificados na estrutura das Seleções, a forma de financiamento, o planejamento a longo prazo. Nosso objetivo é mostrar ao mundo o verdadeiro potencial de nossos pilotos.
Estamos bastante empolgados com a criação deste órgão. Acreditamos ser uma oportunidade para diversas novas categorias se desenvolverem, visto que serão novas pessoas envolvidas no trabalho. É a força que o Voo Livre precisava para conseguirmos colocar em prática os planos de estruturar e implantar os Campeonatos Brasileiros de Pouso de Precisão, de Hike and Fly e, porque não, de Cross Country. Uma grande parceria nasce com grandes sonhos e expectativas!