Palavra do presidente: as competições e o esporte
O voo livre é tão apaixonante quanto complexo e há várias formas de evoluir no esporte. Talvez a mais interessante - e uma das que trará desenvolvimento em menor tempo - delas seja a participação em competições. E vou explicar o porquê.
Voar é, independente do nível do piloto, buscar a constante superação de nossos próprios limites. Isso pode ser feito por conta própria através de livros ou até mesmo vídeos na internet, praticar sozinho, pedir dicas aos amigos mais experientes, frequentar cursos, comparecer aos ENPIs, entre outros. Mas e onde se encaixam as competições? Aqui mesmo, pois são uma verdadeira mistura de workshop com congresso!
As competições costumam ser frequentadas pelos pilotos mais experientes de cada modalidade. Assim, os menos experientes conseguem aprender muito sobre o voo livre simplesmente observando os comportamentos dos feras do esporte e ouvindo seus debates com equipes sobre as estratégias e detalhes do voo do dia. Têm também a oportunidade de encontrar no mesmo lugar diversos ídolos do esporte e poder tirar ali mesmo dúvidas e receber dicas para melhorar suas técnicas.
E melhor que só observar é poder voar junto com estes pilotos para colocar em prática todo o aprendizado. Na competição você vê pessoalmente como seu ídolo se comporta durante o voo, suas técnicas de subida, de escolhas de rotas, de pilotagem e uso do acelerador, e pode até tentar “imitar” estes comportamentos para voar como ele voa. No final do dia é visível a evolução obtida por uma absorção de conhecimento quase que inconsciente.
Além da questão do aprendizado, a competição é a oportunidade ideal para medirmos nossas habilidades, nosso nível de preparo e de disciplina. Todos sabemos que você não se tornará um competidor realmente excelente disputando com pessoas que você pode facilmente vencer. É ali que descobrimos se somos realmente tão bons quanto imaginamos ser – e quase sempre somos surpreendidos. Mas, por outro lado, são os que podem nos derrotar que nos incentivam a buscar a evolução - se você quer competir com outra pessoa, você deve crescer. Competir é, portanto, um excelente exercício de humildade.
Calma, tem mais. Nas competições temos contato também com equipamentos de ponta, mais sofisticados, que trazem o que há de mais moderno e mais eficiente. Afinal, boa parte da pesquisa no desenvolvimento de equipamentos é voltada ao aumento seguro de performance, que inicia em equipamentos de competição e só depois essas tecnologias serão usadas nos equipamentos de voos de lazer.
Outro grande benefício das competições é poder conhecer lugares novos, condições meteorológicas diferentes, além de encontrar pilotos que, assim como a gente, são malucos pelo esporte. Também é um ambiente muito bom para integrar sua família ao esporte e reencontrar velhos amigos.
É claro que ninguém é menos piloto se não competir. Mas, se você quer ter uma overdose de conhecimentos, acompanhar de perto a evolução do esporte, ser desafiado a superar seus limites, aprender a ganhar e a perder e se manter humilde em qualquer das situações, a competição é sua melhor escolha.