O bom filho voltou: Carioca de Asa Delta retorna para São Conrado
Estadual foi retomado após 10 anos, com etapa única decolando do berço do voo livre no Brasil
Após quase 10 anos pausado, uma grande articulação nos bastidores culminou com a retomada do Campeonato Carioca de Asa Delta. E o lugar para esse reinício não poderia ser outro senão a capital do Rio de Janeiro, berço do voo livre brasileiro.
O estadual rolou em dezembro, em etapa única, com a tradicional receita da capital fluminense: decolagem da Pedra Bonita, voo sobre a Cidade Maravilhosa e pouso (de precisão!) na Praia do Pepino, diante da sede da Federação Carioca de Voo Livre, da sede da CBVL e de centenas de turistas.
Como o Carioca tomou forma
O evento foi organizado pelo Clube São Conrado de Voo Livre, com apoio da FVLERJ e CBVL. Para tomar forma, ele precisou de um trabalho de resgate junto de atletas, patrocinadores e apoiadores, como contou o coordenador de marketing do Clube, Carlos Srour.
“Há anos queríamos retomar o Carioca e precisava ser em São Conrado, a maior vitrine do voo livre brasileiro. Então esse movimento ganhou força entre os pilotos e discutimos com o Clube, que cedeu sua estrutura, equipamento e equipe. Também encontramos apoio e patrocinadores, especialmente a Nissan Ab San Diego e o Quiosque Na Praia. ”.
“Mais que fazer um evento de voo, queríamos virar os holofotes ao Rio de Janeiro, mostrar nosso esporte a milhares de pessoas e resgatar o glamour da Praia do Pepino, sinônimo de asa delta nos anos 1980. Deu certo! Por isso preciso agradecer a nomes como Clínio Ferreira, Zé Gala (José Guilherme Lessa) e Vinícius Matuk, essenciais para este recomeço.”
Como foi o evento (avaliação)
Foram dois dias intensos na Pedra Bonita, com grande movimentação de turistas, pilotos e competidores. Participaram mais de 60 atletas, representando estados como Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os destaques, o atual bicampeão Brasileiro de Asa David Brito Filho e o campeão nacional de 2006, Gustavo Saldanha - que acabaria vencendo o evento.
“Fizemos um grande esforço para retomar um Campeonato parado há tanto tempo e fomos recompensados com uma experiência incrível. Claro que tivemos alguns percalços, que serviram de aprendizado para a próxima, mas a avaliação é super positiva, com elogios entre pilotos e fãs do esporte. Tanto que a prova incentivou a retomada de um Carioca com várias etapas para 2023”, contou o organizador Zé Gala.
Carioca 2023
Enfim retomado, os organizadores estão trabalhando pelo fortalecimento do Campeonato Carioca de Asa Delta. Para 2023 estão previstas 5 etapas:
1 - Campos dos Goytacazes
De 04 a 05 de fevereiro; ou de 25 e 26 de março. (28/03 aniversário da cidade)
2 - Rio Bonito
De 29 a 30 de Abril; ou 6 e 7 de maio.
3 - Porciúncula
De 19 a 20 de agosto (21/08 aniversário da cidade); ou 26 e 27 de agosto.
4 - Petrópolis
De 18 a 19 de novembro; ou de 25 a 26 de novembro.
5 - Rio de Janeiro (São Conrado)
De 02 e 03 de dezembro; ou 16 e 17 de dezembro.
Resultados
Profundo conhecedor do voo carioca, Guga Saldanha faturou a categoria Open, enquanto Bruno da Costa foi o melhor na Sport. Já na Pano Simples o vencedor foi Welison Pereira. Veja os resultados completos aqui.