Hike and Fly: primeiro evento FAI no mundo será no Brasil!
Referência na modalidade, Brasil irá sediar o primeiro evento FAI 2 de H&F
O primeiro evento de Hike and Fly com chancela da FAI é brasileiro. Isso mesmo! A conquista mostra o quanto a modalidade está crescendo no país, que caminha para se tornar uma referência mundial em H&F.
Primeiro Hike chancelado pela FAI
O evento em questão é o Transcapixaba Hike and Fly, que conquistou a chancela nesta semana. Mas a conquista é fruto de um trabalho que tomou muito tempo - e várias mãos. Por isso, conversamos com Michele Sossai, diretora geral do evento, para conhecer todos os passos que foram necessários.
Como foi o processo para conseguir a inclusão como FAI 2?
Em 2023, nosso colega João Pedro Simonsen havia dito que a FAI estava criando um comitê de H&F e que ele era um dos integrantes. Nós passamos nosso regulamento para ele, pois o comitê estava discutindo um possível regulamento para as competições. Desde então, ficamos animados com a possibilidade da integração do nosso esporte junto a FAI. Em fevereiro de 2024, a FAI abriu espaço em seu calendário para o registro das competições e nós, rapidamente, registramos a Transcapixaba H&F. Tivemos o suporte do Delegado FAI Thomas Milko e do Fernando Brandalize "Zóio" para preencher o formulário de classificação. Nosso regulamento já estava bastante adequado ao que foi criado pela FAI e os itens já se enquadravam dentro do que era necessário para que o evento fosse classificado como FAI 2.
Enquanto praticante e organizadora de eventos da modalidade, como você avalia essa conquista?
Como atleta vejo que este é um grande passo para a profissionalização dentro do H&F. Com a chancela de um órgão internacional como a FAI, os atletas poderão apresentar seus resultados nos Eventos FAI e isso terá grande peso para patrocínios públicos e privados.
Já como organizadora não consigo mensurar a importância, mas acredito que atletas de todo o mundo irão em busca de Eventos FAI, pois sabem da importância de um ranking mundial como esse que será criado. Dessa forma, receberemos cada vez mais praticantes de outros países, teremos um aumento desse intercâmbio esportivo, o que é muito importante, pois elevaremos ainda mais o nível técnico do H&F no Brasil.
Além disso, com a chancela da CBVL e da FAI, a Transcapixaba H&F ganha mais respaldo, o que é extremamente importante para conseguirmos apoios de verbas públicas e privadas, que são o combustível necessário para que o evento seja realizado com excelência.
Bom, o Hike está bombando! Como você vê o futuro da modalidade no Brasil?
Acredito que a Transcapixaba H&F é somente o primeiro de muitos outros eventos FAI 2 aqui no Brasil. Com o apoio da CBVL criamos um grupo com todas as organizações de eventos, já pensando na criação do Ranking Nacional e consequentemente no Campeonato Brasileiro de Hike and Fly.
Estamos vivendo um momento histórico no H&F brasileiro/mundial e todos nós (praticantes de H&F life style, atletas de alto rendimento, entusiastas, organizadores de eventos, marcas, federações e associações que apoiam o desenvolvimento do esporte), somos responsáveis por escrever uma página desse livro. O H&F é, acima de tudo, um esporte fascinante, que presa pela preservação da natureza e estimula um estilo de vida mais saudável, com a prática de atividade física ao ar livre. Sendo assim, cada passo dado para a evolução e promoção do nosso esporte, trará mais visibilidade e consequentemente mais adeptos, acho que esse é o nosso grande legado!
E pode crescer ainda mais, né? Quais dicas você deixa para quem flerta com o Hike mas ainda não praticou?
Creio que o primeiro passo seja se aproximar da modalidade - e uma forma de fazer isso é acompanhar a Transcapixaba H&F pessoalmente ou pelos nossos canais de transmissão. Além disso, ao longo do ano teremos outras competições menores, que são a porta de entrada no H&F: X-Pedra em Atibaia, Hike and Fly ES Competition aqui no Espírito Santo e a Hike and Fly Paraná. Hoje temos núcleos de praticantes de H&F espalhados por todo o Brasil, todos muito receptivos. Costumamos dizer que o H&F é uma grande família e para nós, é sempre um prazer receber novos integrantes!
H&F voando no Brasil
A criação de um regulamento internacional, a formalização da categoria no Brasil, o primeiro evento FAI 2. Realmente, o Hike está bombando! O presidente da CBVL, Vinícius Matuk, também comentou o momento.
“Nosso objetivo é continuar acelerando essa modalidade que tem um potencial gigante para o parapente nacional. Por isso, esperamos que a partir daqui todos nossos eventos sejam FAI 2 e ficamos orgulhosos em saber que os primeiros pilotos a figurar no ranking mundial serão brasileiros. Que nossas regras e atletas sejam referência para outros países”.
Como será o Transcapixaba 2024
O evento está chegando! Ele rola de 9 a 14 de abril, em Pancas (ES). A organização é da Michele e Lucas Porto e mais informações podem ser conferidas aqui.
Segundo os realizadores, o Transcapixaba H&F é um projeto a longo prazo. “Dividimos o ES em três partes e em 2023 fizemos o treço Noroeste x Norte; em 2024, Norte x Centro/Sul; e 2025 iniciamos na região centro/sul e vamos até o sul do estado. Em 2026 faremos a Full Edition que será a travessia completa, de norte a sul, aproximadamente 700 km pelas belas paisagens capixabas”, contou Michele.
No evento de 2024, a largada acontecerá em Pancas e depois passará por Baixo Guandu, Cinco Pontões (Laranja da Terra) e Três Pontões (Afonso Claudio), com chegada em Venda Nova do Imigrante. Entre as novidades, está uma via ferrata nos Cinco Pontões, onde os atletas deverão fazer a escalada para registrar a passagem por este Turnpoint.
“Estamos muito focados em dois quesitos: segurança das equipes e transmissão de informações ao público. Recrutamos uma equipe especializada em resgate em áreas remotas para ficar de prontidão 24h. Além disso, temos apoio do Corpo de Bombeiros Militar e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar. Para a parte de transmissão, dobramos a equipe de mídias para termos mais tanto no Hike, quanto no Fly. Investimos em uma plataforma de rastreio via satélite para que tenhamos todas as equipes sob nossos olhos e para que todos em casa possam acompanhar e torcer pelos atletas”.
Acompanhe o evento, sua história e rastreamento dos pilotos através do site e Instagram @transcapixabahikeandfly.