Foi dada a largada: Brasileiro de Parapente está acontecendo em Valadares
Capital Mundial do Voo Livre recebe abertura do campeonato nacional até 5 de junho
Depois de muita expectativa, enfim iniciou o Campeonato Brasileiro de Parapente 2021. A etapa de abertura começa hoje, 30 de maio, e segue até 5 de junho, quando conheceremos os primeiros vencedores do calendário.
Quem recebe pilotos de todo o país é, mais uma vez, Governador Valadares (MG). A cidade é considerada Capital Mundial do Voo Livre e razões para isto não faltam. Além de várias marcas pessoais e recordes quebrados, também foi aqui que aconteceram as primeiras competições internacionais em solo nacional.
Em 1989 Valadares acolheu o Mundial de Voo Livre (asa delta) e em 1994 foi a vez do PWC (parapente) aterrissar pela primeira vez no Brasil. Já o Campeonato Brasileiro rola no Pico da Ibituruna desde 1983, com diversas passagens pelo município ao longo das últimas três décadas.
Pilotos colorem o céu de Valadares durante toda esta semana
Valadares vive o voo livre
A abertura da etapa ocorreu ontem, sábado, com um dia de treinos na montanha e briefing geral à noite, com transmissão ao vivo. Na ocasião, o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Kevin ilustrou a relação íntima que existe entre a cidade e o voo.
- O valadarense nasce acostumado com o voo livre. Faz parte da cultura, da economia, da rotina da cidade. O esporte é um símbolo daqui há ponto de estar em símbolos, desde lembrancinhas de artesanato até os pórticos turísticos que serão construídos. Para nós é uma honra ter vocês aqui.
O presidente da CBVL Alberto Petry também agradeceu a acolhida que todo o staff e competidores encontraram em GV.
- A cidade foi uma das responsáveis por colocar o Brasil na rota internacional do voo livre, recebendo os primeiros eventos de nível mundial e impressionando pela sua estrutura e qualidade de voo. É incrível estar em Valadares, um templo do nosso esporte.
Público pode acompanhar todas movimentações no Pico da Ibituruna nas redes sociais da CBVL
Para reduzir o tráfego pela cidade, no Hotel Panorama, no centro de Governador. Pelo mesmo motivo, não será permitida a presença de público no Pico, uma vez que seu acesso estará limitado aos competidores e staff.
Mas as restrições não impedem que os apaixonados pelo voo curtam o que está rolando. É possível acompanhar o dia a dia do campeonato através das redes sociais da CBVL (Facebook e Instagram), inclusive com lives das decolagens.
Acesso ao Pico da Ibituruna é restrito a pilotos, organizadores e equipe de suporte. Esta é uma das várias ações adotadas como prevenção ao Covid-19
Programação
Bora decolar! O primeiro dia de provas é hoje, 30 de maio. A rotina até o sábado será basicamente a mesma, com briefing aos pilotos após às 10h30, decolagens perto do meio-dia e divulgação dos resultados à noite, até às 21h.
O dia 5 de junho terá exclusividades. Além dos resultados mais cedo, às 20h30, ele ainda será marcado pela premiação, organizada para acontecer às 21h, no Hotel Real Minas.
Veja a programação completa, regulamento e mais informações na página do evento.
O Campeonato é uma realização da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, com apoio da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), da Federação Mineira de Voo Livre (FMVL), do COMTUR (Conselho Municipal do Turismo), de Associações de Voo Livre da cidade e de empresários ligados ao turismo.