Entre os dias 03 e 05 de abril, aconteceu o 5º Open Pancas, juntamente com a Abertura do Campeonato Capixaba de Parapente 2025

15 de abril de 2025 - Por Maruza

Pancas é um dos cenários mais incríveis do Brasil para a prática do voo livre. Cercada pelos imponentes Pontões Capixabas, suas formações rochosas criam um visual impressionante, proporcionando aos pilotos a sensação de estarem sobrevoando um verdadeiro “Jurassic Park”.

Segundo o coordenador de resgate e segurança, Fernando Brandalize, o “Zoio”, o evento bateu recorde de inscritos, com 100 pilotos confirmados — número limite estipulado para a estrutura montada nesta edição. Também foi registrado recorde de público na rampa durante os três dias de evento, graças às melhorias no acesso e à estrutura oferecida na área de decolagem, que contou com bar, cozinha, banheiros, sombra e um espaço para fotos com vista privilegiada das decolagens e dos Pontões Capixabas.

Na quinta-feira (03/04), dia de treino, os pilotos que já estavam na região aproveitaram as ótimas condições para voar e se ambientar ao local. Já na sexta-feira, primeiro dia oficial de competição, as condições estavam perfeitas. Foi realizada uma prova de 66,8 km, com 34 pilotos alcançando o goal e mais de 50% dos participantes completando mais da metade do percurso.

No sábado, a prova teve 57,4 km, também com excelentes condições de voo. No total 40 pilotos chegaram ao goal e mais de 40% voando mais da metade da rota.

No domingo, conforme indicava a previsão desde o início da semana, o dia seria difícil devido à aproximação de uma frente fria. Ainda assim, os pilotos aguardaram até o tempo limite permitido para a realização de prova, mas, por decisão da Comissão de Segurança, Comissão de Prova e Juiz Geral, a prova foi cancelada antes das decolagens. A decisão se mostrou acertada, pois a chuva chegou logo em seguida.

Voo incrível com o visual das montanhas. Foto: Arthur Oliveira

Resultados do Open

Categoria Open

  1. Claudio Luis Matos Guimarães Filho
  2. Yury Mishanin
  3. Vinícius Bianchi Malacarne

Categoria Serial

  1. Vinícius Bianchi Malacarne
  2. Thomas Milko
  3. Daniel Mendonça Caram Santos

Categoria Sport

  1. Thomas Milko
  2. Murilo Kifer Xavier
  3. Vinícius Matheus Barbarioli

Categoria Light

  1. Aloísio Vargas de Almeida
  2. Virgílio Carleti Malacarne
  3. Alfredo Cardoso Santos

 

Parceiros