Gabriel Jansen no X-Alps: Superação, Treinamento Intenso e o Orgulho de Voar pelo Brasil!
Entrevistamos o Gabriel sobre sua preparação para o X-Alps
Ao todo, 20 pilotos representarão atletas de todo o país junto à CBVL
O Colegiado de Atletas está pronto para ganhar forma! Nos próximos dias, inicia o processo para escolha dos 20 pilotos que representarão praticantes de voo livre de todo o Brasil junto à Confederação Brasileira.
Vale lembrar que o Colegiado irá atuar como um conselho. Assim, terá voz nas assembleias, direito a voto em eleições e irá contribuir na elaboração de regras e regulamentos de competições. Será um órgão ativo e efetivo no voo livre nacional. Saiba mais sobre suas atribuições aqui.
Já está publicado o Edital nº 001/2024, que apresenta todos os detalhes do processo eleitoral. Para facilitar ainda mais, aqui iremos apresentar um resumo.
O Colegiado, na gestão 2024-2025, será composto por 20 pilotos. O objetivo é ter representantes das cinco regiões do país, proporcionalmente, bem como das modalidades asa delta e parapente. Veja como será a distribuição:
Por modalidade:
Por região:
Atletas de todo o país podem participar e não há limite de inscrições. Entre os requisitos, está a idade mínimo de 18 anos completos na data da candidatura e também não estar cumprindo penalidades esportivas.
Além disso, é preciso ter participado de todas as etapas de um dos campeonatos nacionais da CBVL em 2022 ou 2023 e figurar entre os primeiros 50% do ranking nacional na respectiva modalidade e categoria. Atualmente, as competições de nível nacional são: Campeonato Brasileiro de Parapente, Campeonato Brasileiro de Asa Delta e Copa Brasil Sport. Em breve também entrarão novas modalidades, como Pouso de Precisão e Hike and Fly.
Interessados têm de 12 a 21 de janeiro para formalizar suas propostas através do email [email protected], com assunto “CANDIDATURA AO COLEGIADO DE ATLETAS CBVL”. No email, deve anexar documentos pessoais (como RG, CPF e comprovante de residência) e comprovante de participação nos Campeonatos Brasileiros de 2022 e ou 2023, entre outros arquivos apresentados no Edital.
Todo o processo será dirigido e coordenado por uma Comissão Eleitoral composta por 3 pessoas, formada por representantes da Confederação, Federações e Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Assim que ela enviar a lista de candidatos, a mesma será divulgada no site da CBVL, no dia 23 de janeiro.
Então acontecerá a eleição. No dia 02 de fevereiro, das 08h às 20h, pilotos de todo o Brasil irão votar em seus favoritos através do sistema CBVL (na aba Evento, opção Enquete).
Podem participar todos os pilotos associados que estejam quites com suas obrigações estatutárias no ano de 2024. Cada atleta poderá votar em um candidato por modalidade por região - assim, poderá exercer a escolha de até 10 nomes. Vale lembrar que o voto é facultativo e secreto.
Por fim, acontece a divulgação dos resultados. Ela irá acontecer no dia 02 de janeiro e os eleitos cumprem mandato até 31 de dezembro de 2025.
Veja todos os detalhes sobre o processo de escolha no edital.
Cronograma simplificado: