1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2025 agita os céus de Andradas

23 de abril de 2025 - Por Maruza

A cidade de Andradas (MG) foi palco da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2025, entre os dias 12 e 19 de abril, reunindo os melhores pilotos do país em uma semana marcada por grandes desafios, técnica apurada e muita paixão pelo voo livre.


O Pico do Gavião, um dos principais pontos de voo do Brasil, recebeu os competidores com clima instável, o que exigiu jogo de cintura da organização e resiliência por parte dos atletas. Mesmo com condições meteorológicas adversas, a etapa foi recheada de momentos técnicos e emocionantes.


Dos desafios ao GOAL: voando com estratégia


No sábado, 12/04, os pilotos chegaram para o treino, aquecendo os motores — ou melhor, as asas deltas — e se ambientando com as condições locais. Já no domingo, 13/04, a Task 1 foi marcada por céu encoberto e vento oposto na rampa Noroeste, exigindo uma mudança estratégica para a rampa vizinha. Mesmo sem prova válida, Álvaro Figueiredo Sandoli, conhecido como Nenê Rotor se destacou e assumiu a liderança provisória.
O segundo dia oficial de competição trouxe um típico cenário de Andradas: tempo instável pela manhã e melhora ao longo do dia. Com térmicas bem trabalhadas e teto baixo, os pilotos encararam uma prova técnica e emocionante que terminou com GOAL e a liderança de Luiz Gustavo de Andrade Maximo na categoria Sport e Nenê Rotor mais uma vez na categoria Open.

No terceiro dia, o sol apareceu, animando os participantes. No entanto, a rota da prova acabou ficando sob sombra pouco depois da largada. Com muita habilidade, a organização adaptou a tarefa: novos waypoints, ajustes nos raios e horários, e três pilotos conseguiram alcançar o GOAL. Foi mais uma prova exigente, que testou leitura de condições, estratégia e frieza. Desta vez foi Marcelo Morganti Ferro e Luiz Gustavo de Andrade Maximo que lideraram a prova nas categorias Open e Sport respectivamente.

O quarto dia ficou marcado por chuvas e instabilidade climática, impedindo os voos. Mas o clima não desanimou os atletas, que voltaram com tudo no quinto dia, enfrentando mais uma prova técnica e empolgante, onde garra, foco e habilidade foram colocados à prova. Érico Miranda Schmitt assumiu a liderança do dia na categoria Open e Marcio Freire Fernandes foi o primeiro colocado na categoria Sport.

Os últimos dois dias da etapa (dias 6 e 7) tiveram decolagens pontuais, mas as provas foram canceladas devido ao mau tempo, com ventos fortes e cobertura densa de nuvens.

Segurança em primeiro lugar

Apesar dos dias de clima adverso, a etapa foi marcada por um espírito esportivo elevado e foco na segurança, como destacou Nenê Rotor durante o encerramento do campeonato. O momento também foi marcado por uma homenagem emocionante ao piloto Rogério, aclamado com uma salva de palmas pelos presentes.

Troféus, emoção e campeões

O encerramento contou com a entrega de troféus feitos em madeira nobre, celebrando o talento e dedicação dos melhores colocados nas categorias Open e Sport.

Categoria OPEN
1º lugar: Marcelo Ferro
2ºlugar: Márcio Rosadas
3º lugar: Guilherme Sandoli
4º lugar: Érico Schmitt
5º lugar: Álvaro Sandoli

Categoria SPORT
1º lugar: Márcio Freire
2º lugar: Guilherme Richa
3º lugar: Ricardo Rangel
4º lugar: Omar Ghiotti
5º lugar: Luiz Máximo

Parceiros